• Consultório: 11 3641-2200 / 11 3641-9620 / 11 96912-6220
  • Polissonografia Domiciliar: 11 99487-1811

Dicas e Artigos

Saiba mais sobre diversos assuntos médicos e científicos...

Corpo Estranho no Nariz e Ouvido

Crianças aprontam... e uma das “artes” que criança pode fazer é colocar objetos inadvertidamente nos ouvidos ou no nariz. Há risco de perfuração do tímpano, perda de audição (corpo estranho nos ouvidos), perfuração do septo nasal, e até aspiração para os pulmões (corpo estranho no nariz)...

Quando as crianças colocam algo nos ouvidos, isto pode ser percebido pelos pais ao observarem a criança durante o banho por exemplo, ou o objeto pode levar a inflamação do canal do ouvido com dor intensa no local, bem como saída de secreção. 

A remoção do corpo estranho de ouvido não é emergência exceto quando trata-se de imãs, baterias ou pilhas (que, pelo seu efeito corrosivo, deve ser removida o quanto antes). 

Já um corpo estranho no nariz deve ser removido imediatamente, pelo risco da criança aspirar, ou seja, levar o objeto para os pulmões e ter muita falta de ar. A suspeita de que a criança possa ter colocado algo no nariz é feita ou simplesmente pela visualização do objeto pelos pais ou quando há saída de secreção amarelada por um único lado do nariz associado a cheiro fétido. 

A remoção dos corpos estranhos seja de nariz ou de ouvidos pode ser conseguida com manipulação local com aparelhos apropriados ou, em alguns casos, há necessidade de encaminhamento do paciente para o centro cirúrgico para remoção com anestesia geral. 

Depois de um susto destes, é importante ensinar para a criança que isto não pode acontecer de novo, pelo risco de complicações mais graves.