• Consultório: 11 3641-2200 / 11 3641-9620 / 11 96912-6220
  • Polissonografia Domiciliar: 11 99487-1811

Dicas e Artigos

Saiba mais sobre diversos assuntos médicos e científicos...

Cirurgia de Tubo de Ventilação (Dreno) nos Ouvidos

A primeira indicação de colocação de dreno nos ouvidos é a presença de catarro dentro dos tímpanos, muitas vezes percebida por infecções recorrentes de ouvido ou então tão somente diminuição da audição...

Os nossos ouvidos precisam “respirar” através da comunicação que existe entre nossos ouvidos e o nariz chamadas tubas auditivas. Existe uma tuba auditiva de cada lado que comunica dentro do nosso tímpano com a parte posterior do nariz, chamada rinofaringe. O crescimento excessivo da adenoide pode fechar, tampar esse canal, impedindo que o ouvido funcione adequadamente e, consequentemente, acumule líquido lá dentro. Assim, uma das consequências do aumento de adenoide pode ser otites recorrentes, uma vez que predispõe à formação de secreção no ouvido. 

Está também indicada a cirurgia de colocação de dreno nos ouvidos quando há infecções de ouvido repetitivas, com necessidade de uso recorrente de antibióticos.

Os drenos são extremamente pequenos (menos de 1 cm de diâmetro) e são colocados  na superfície do tímpano para mantê-lo aberto. A cirurgia é feito com auxílio de um microscópio e dura poucos minutos. A audição consegue ser recuperada e não há dor pós operatória.

Há somente necessidade de proteger os ouvidos da água no pós operatório e só pode molhar quando o médico cirurgião avisar que o dreno já caiu do tímpano, que pode levar de 3-6 meses (tubos de ventilação de curta duração, que são colocados na maioria dos casos) da data da cirurgia. A proteção é importante para que não haja entrada de água e impurezas para dentro do tímpano.