• Consultório: 11 3641-2200 / 11 3641-9620 / 11 96912-6220
  • Polissonografia Domiciliar: 11 99487-1811

Dicas e Artigos

Saiba mais sobre diversos assuntos médicos e científicos...

Tenho Que Fazer Cirurgia Para Retirar as Amígdalas?

Dores de garganta recorrentes são queixa muito comum no consultório, tanto amigdalites bacterianas como faringites virais. Antes de se pensar em procedimento cirúrgico, é importante excluir 2 causas frequentes de inflamações na garganta: o mal funcionamento do nariz e o refluxo laringo-faríngeo...

Qualquer impedimento do adequado funcionamento da respiração nasal pode ser causa de infecções recorrentes na garganta, tais como:

• Desvio de septo;

• Rinite;

• Sinusite

• Aumento das adenoides.

 

Existindo dificuldade de passar ar pelo nariz, acaba ocorrendo a respiração oral a qual não é tão fisiológica do que a respiração nasal. O ar que entra pela boca não sofre o aquecimento, umidificação e purificação que deve acontecer quando o ar passa pelo nariz,  facilitando a entrada de agentes nocivos como vírus e bactérias.

O refluxo laringo-faríngeo, por sua vez, nada mais é do que a chegada do conteúdo gástrico na laringe, inadvertidamente. Com essa subida, há irritação local, inchaço da região das pregas vocais, podendo dar sintomas como rouquidão, tosse recorrente e, sensação de catarro preso na garganta e pigarro. Com toda essa irritação local, as amígdalas palatinas ficam com maior predisposição para infecções recorrentes.

Assim, muitas vezes somente o tratamento da rinite ou do refluxo laringo-faríngeo é o suficiente para resolução das infecções de repetição na garganta... sem necessidade de cirurgia!!!