• Consultório: 11 3641-2200 / 11 3641-9620 / 11 96912-6220
  • Polissonografia Domiciliar: 11 99487-1811

Dicas e Artigos

Saiba mais sobre diversos assuntos médicos e científicos...

Como Saber se Tenho Sinusite Crônica?

É muito comum pacientes chegarem ao consultório afirmando que têm sinusite há muito tempo. E na realidade o que têm é uma rinite que se intensifica em determinados períodos culminando com um quadro de sinusite. Primeiro é necessário diferenciar o que é rinite e o que é sinusite...

Rinite

Rinite é uma irritação das cavidades nasais que pode ser alérgica ou não. Seus principais sintomas são: coceira no nariz, espirros principalmente pela manhã, nariz entupido, geralmente ora um lado ora outro.

O tratamento envolve principalmente alguns cuidados com a higiene da casa, evitando bichos de pelúcia, peças empoeiradas por exemplo, além de tratamento com medicamento via oral ou pelo nariz, individualizado para cada caso.

 

Sinusite

Já sinusite é um processo infeccioso nas fossas nasais e seios paranasais que clinicamente se manifesta como secreção espessa nasal amarela ou esverdeada, dor de cabeça, tosse, nariz entupido entre outros sintomas.

É muito importante o adequado controle de uma rinite para que se evitem crises recorrentes ao longo do ano de sinusite.

Todo nariz que não funciona adequadamente seja por uma rinite,  desvio de septo, pólipos, adenoide tem predisposição de se infectar com mais facilidade. Por isso, a melhor forma de se prevenir de sinusites é fazer com que seu nariz funcione bem sempre! Um simples resfriado pode ser o suficiente para desencadear uma sinusite, caso não haja limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico sistematicamente, evitando assim que a secreção se acumule e propicie a chegada de uma bactéria...

 

O diagnóstico de certeza da existência de uma sinusite crônica se dá pela realização de tomografia de seios da face, que permite a visualização do acometimento por secreção dos seios da face.