• Consultório: 11 3641-2200 / 11 3641-9620 / 11 96912-6220
  • Polissonografia Domiciliar: 11 99487-1811

Dicas e Artigos

Saiba mais sobre diversos assuntos médicos e científicos...

POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR

A certeza do diagnóstico da SAOS (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono) é obtida através da POLISSONOGRAFIA.

E, AGORA, JÁ É POSSÍVEL REALIZAR ESTE EXAME NO CONFORTO DA NOSSA CASA! 

Os roncos noturnos podem não ser simplesmente barulhos intermitentes que atrapalham o parceiro...

Contudo, podem estar intimamente associado à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, doença que acomete cerca de 30% da nossa população. É mais frequente em homens, obesos e idosos, mas mulheres, jovens e magras também podem ser atingidas. 

Caracteriza-se por interrupções intermitentes da respiração durante o sono, as chamadas “APNEIAS”, o que leva a aceleração do coração e outros prejuízos cardiovasculares como infarto cardíaco, arritmia, AVC (derrame), e até morte súbita!

Pode ainda ser responsável por acidentes de trânsito, por levar a sonolência durante o dia, cansaço e fadiga. 

Não há como ter certeza do diagnóstico desta doença sem um exame feito durante uma noite inteira, a POLISSONOGRAFIA. Este exame compreende a análise de diversos parâmetros durante o sono, tais como o registro das ondas cerebrais para saber se está dormindo ou se está acordado, registro da sua respiração, de roncos, de movimentos do corpo, dos olhos e a saturação de oxigênio, para saber se em algum momento não está chegando menos oxigênio que o necessário, entre outros. 

  

A POLISSONOGRAFIA DOMICILIAR

A Polissonografia pode ser feita em um laboratório de sono ou até mesmo em sua própria casa.

Equipamentos de pequenas dimensões e de última geração permitem o registro destes mesmos parâmetros (inclusive o eletroencefalograma, para saber o quanto o paciente dormiu), o que minimiza o incômodo causado pelos sensores necessários para a monitorização do sono. Esta nova tecnologia já foi testada e aprovada em diversos estudos científicos internacionais, sendo considerado excelente meio diagnóstico para a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

A grande vantagem de se realizar o exame em sua própria casa é reproduzir o mais próximo do habitual o seu sono, com sua cama, seu travesseiro, enfim, seu ambiente de dormir, a fim de manter as características do seu sono mais próximas do seu cotidiano.  Assim, não há necessidade do paciente se deslocar de sua casa: o técnico em polissonografia, com certificação requisitada pela Associação Brasileira do Sono, vai até o seu domicilio à noite, coloca o equipamento e no dia seguinte retorna para retirá-lo.

 

CONSULTE SEMPRE UM OTORINOLARINGOLOGISTA E ESPECIALISTA EM MEDICINA DO SONO